1. Introdução – Princípios Gerais

2. Valores e Objetivos da Escola

3. Opções Educativas

3.1 Ensino Bilingue
3.2 Educação Musical
3.3 Judo 
3.4 Artes
3.5 Clube da Matemática
3.6 Atividades Educativas Complementares e de Convívio

4. Caracterização do Meio

5. Caracterização da Escola

5.1 História
5.2 Edifício
5.3 Transporte
5.4 Caracterização Humana
5.5 Mobiliário e Materiais Didáticos
5.6 FÉRIAS - Ocupação de Tempos Livres
5.7 Festas

6. Finalidades Educativas e Avaliação

6.1 Objetivos e Prioridades de Ação
6.2 Plano de Ação
6.3 Avaliação do Projeto Educativo

 

1. Introdução – Princípios Gerais

O Colégio Papião desenvolve a sua atividade ao longo das diferentes etapas do processo de educação: Creche (Berçário, Salas de 1 e 2 Anos), Pré-Escolar (Salas de 3, 4 e 5 Anos) e 1º Ciclo do Ensino Básico, em regime de Paralelismo Pedagógico e segundo autorização do Ministério da Educação.

A prática educativa do Colégio está assente em princípios gerais que sustentam a sua identidade:

  • O Pluralismo, princípio vigente na sociedade portuguesa, permite que o cidadão e as instituições autodefinam e manifestem de forma clara a própria identidade;
  • A Lei de Bases do Sistema Educativo atribui à Escola o direito e o dever de definir o seu próprio Projeto Educativo, isto é, de estabelecer os princípios, os valores e as práticas educativas que pretende oferecer à sociedade;
  • Os Pais, como responsáveis diretos na educação dos filhos, têm o direito a escolher a Escola que julguem estar mais de acordo com a orientação educativa familiar, fundamentando a sua opção no projeto educativo;
  • A Convenção Sobre os Direitos da Criança, segundo a qual a educação deve destinar-se a promover o desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicas, na medida das suas potencialidades;
  • À Escola, instituição que assegura o direito da criança à educação, é-lhe reconhecido um papel decisivo na vida em sociedade.

 

2. Valores e Objetivos da Escola

O Colégio Papião promove um modelo educativo cujos valores e convicções o distinguem enquanto referência na área da educação:

  • É uma escola familiar, preocupada com o desenvolvimento integral e harmonioso da criança;
  • É uma escola que, pelas características físicas e humanas e pelo entusiasmo contagiante da sua equipa, fomenta um ambiente alegre e civilizado;
  • É uma escola que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal de cada criança, à sua autoestima, confiança e motivação;
  • É uma escola que, pelas suas dimensões, permite o conhecimento de todas as crianças e procura assim acompanhar o seu desenvolvimento, incentivando a autonomia e independência dos seus alunos;
  • É uma escola que valoriza o desporto como fonte de saúde, disciplina, espírito de equipa e competitividade;
  • É uma escola que tem como metas institucionais, ser uma escola de referência na educação bilingue, Português/Inglês, com um trabalho pedagógico de qualidade;
  • É uma escola que promove o acesso da criança às Artes, proporcionando a expressão de ideias, sentimentos e criatividade.
  • É uma escola que procura elevar as competências humanas e académicas de cada um dos seus alunos;
  • É uma escola que proporciona visitas, passeios e atividades exteriores, facultando um leque alargado de experiências gratificantes de aprendizagem;
  • É uma escola que pretende aliar educação e cultura, estimulando a curiosidade dos alunos pelo seu país e origens e também pelo mundo que os rodeia.

 O Papião firma-se numa educação globalizante, uma educação para a diferença, e procura desenvolver uma cultura educativa de excelência, considerando a Língua Portuguesa como uma das prioridades na formação pessoal dos seus alunos.

 O Projeto Educativo assenta na qualidade do ensino que ministra, dá prioridade a todas as áreas consideradas importantes no desenvolvimento global e harmonioso da criança, com profissionais especializados a lecionar as diferentes atividades.

 O Colégio Papião dinamiza e garante diversas atividades extracurriculares, procurando desta forma apoiar as famílias na concretização dos objetivos específicos dos seus educandos: Natação, Ballet, Hip-Hop, Yoga, Ténis, Judo, Futebol, Oficina de Teatro e Informática.

 O Papião valoriza a dimensão Religiosa Católica proporcionando aulas de catequese.

 

Pautado pelo rigor, disciplina e dinamismo, no Colégio Papião educar é:

- Desenvolver competências;

- Fomentar o respeito pelo próprio e pelo próximo;

- Formar e desenvolver pessoas livres, responsáveis, tolerantes e com sentido crítico;

- Incentivar para a cidadania;

- Promover a educação para a saúde e qualidade de vida;

- Formar cidadãos justos, conscientes, respeitadores da diferença e capazes de interiorizar normas, regras e valores;

- Promover a preservação da natureza e do meio ambiente, sensibilizando para a importância do equilíbrio ecológico;

- Adotar e incentivar para o recurso das tecnologias de informação no processo de ensino aprendizagem.

Focados no nosso grande objetivo - Ensinar educando – acreditamos que o sucesso da nossa missão depende de um trabalho de equipa sólido e permanente, à qual proporcionamos formação regular, visando o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

 Encontramos na família o nosso maior aliado, conscientes de que é a ela que cabe a primeira etapa de socialização da criança. É a família que transmite à criança as primeiras noções de bem e mal, de justiça e injustiça. É também à família que se atribuem os primeiros sentimentos no plano social, a simpatia, a confiança, o otimismo. É no seio familiar que se estabelecem os princípios fundamentais ao desenvolvimento da criança.

 É o permanente diálogo escola/família, que permite sintonia de posições, evita desequilíbrios e garante a estabilidade da criança, essencial no seu processo de formação.

 

3. Opções Educativas

 Como a nossa experiência comprova que a educação é um processo exigente, desafiante e criativo,  a par da oferta curricular, a prática educativa no Colégio Papião promove o Ensino Bilingue, aulas de Artes em Inglês, a prática de Judo e o Clube da Matemática, juntamente com diversas Atividades Educativas Complementares e de Convívio.

 3.1 Ensino Bilingue

O ensino do Inglês integrado na rotina educativa da criança possibilita e amplia a interação social, a sensibilidade comunicativa, o pensamento criativo e a capacidade para aprender outras Línguas.

Creche (Sala dos 2 Anos)

Na Educação Infantil, o ensino da Língua Inglesa ocorre por imersão, na medida em que é utilizado de forma natural na comunicação e na transmissão de conteúdos académicos. Duas vezes por semana, uma professora que só fala Inglês, interage com o grupo no desenvolvimento das atividades – English Time (phonological awarness, listening, attention and oral skills).

 Pré-Escolar (Salas dos 3, 4 e 5 Anos)

Tendo por base os objetivos definidos nas metas de aprendizagem do Pré-Escolar, o English Time está contemplado diariamente na programação das atividades curriculares. A exploração dos conteúdos e os materiais desenvolvidos (course book, literacy, art, music and story based lessons) são da responsabilidade de uma professora inglesa especializada, que acompanha os grupos de forma autónoma.

Este contacto direto é igualmente promovido nas atividades das expressões, nos recreios e no refeitório, pelo acompanhamento das crianças por uma auxiliar inglesa.

1º Ciclo

O Papião segue o Currículo Nacional do Ensino Básico, contempla as metas de aprendizagem propostas pelo Ministério da Educação lecionando as disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio em Português. As aulas das Artes e de Educação Física são lecionadas  em inglês.

 As aulas de Inglês são diárias, lecionadas por professores especializados, com conteúdos programáticos específicos (course book: vocabulary, grammar, phonics, culture, literacy, science arts and crafts) e complementadas com materiais interativos. Os alunos têm disponível uma biblioteca (reading folder), organizada pela professora, com o objetivo de promover a leitura em inglês em colaboração com os pais. Estão ainda contempladas aulas de apoio semanais.

O Colégio prepara desde 2010 os seus alunos do 4º Ano para os Cambridge Young Learners English Tests, que lhes permite obter a Certificação Internacional do British Council.

Em 2015 o Papião estabeleceu com a Cambridge English School uma parceria inovadora ao nível do ensino particular do concelho de Cascais, que permite aos alunos realizar os testes Cambridge English: Young Learners (YLE) no colégio. No ano letivo 2018/2019, os alunos do 3º ano realizam o Movers e os do 4º ano o Starters. Ambos os exames abrangem as 4 áreas de aptidão linguística: reading, writing, listening and speaking skills.

3.2 Educação Musical

Creche e Pré-Escolar (Salas dos 1, 2, 3, 4 e 5 Anos) e 1º ciclo

Com o objetivo de promover um modelo educativo repleto de oportunidades para os nossos alunos e potenciador das suas capacidades, desenvolvemos o Projeto Educar com Música.

Os alunos da Creche e do Pré-Escolar, têm semanalmente uma sessão com um professor especializado que com base em cantigas de roda, histórias cantadas e música em movimento, estimula diversas competências como as capacidades motoras, a linguagem, o treino auditivo e a sensibilização musical das crianças.

No 1º ciclo, a professora de música leciona os conteúdos pré-definidos no programa curricular.

3.3 Judo 

O Judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a criança, influenciando os diferentes aspetos motores, cognitivos e afetivos. O Papião proporciona de forma sistemática e regular a prática do judo, o que contribui para o desenvolvimento físico dos seus alunos, para a aquisição consciente do seu corpo e das diferentes possibilidades de se expressar.

Integrado na oferta curricular do Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos) e do 1º Ano do 1º Ciclo, as aulas decorrem semanalmente, com a orientação de uma professora especializada.

3.4 Artes

Em 2017, o Papião incluiu no currículo do 1º Ciclo aulas de Artes. Estas aulas têm como objetivos incentivar práticas de aproximação à Arte, contribuir para o conhecimento cultural e artístico, criar oportunidades e ambientes de vivência criativa e de experiência estética e promover o contacto com a obra de arte e o seu criador. As aulas são semanais e lecionadas em inglês por professores especializados.

3.5 Clube da Matemática

O Clube da Matemática é da responsabilidade da Diretora Pedagógica e realiza-se com o objetivo de consolidar os conteúdos trabalhados em sala de aula pela Professora Titular e de intensificar o gosto e motivação pela Matemática, promovendo o sucesso dos seus alunos. O clube decorre em horário letivo, uma vez por semana e tem a duração de 1h30m. É um momento privilegiado em que os alunos superam desafios e desenvolvem o raciocínio com confiança.

3.6 Atividades Educativas Complementares e de Convívio

 As Visitas de Estudo realizam-se a partir da Creche (Sala dos 2 Anos), com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem em diferentes contextos e de enriquecer os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do ano.

 O Colégio realiza uma vez por ano um Passeio Anual com os alunos do 1º Ciclo (2 dias - alunos do 1º e 2º; 3 dias - alunos do 3º e 4º Ano), que promove a autonomia, fomenta a cooperação, favorece o espírito crítico, desafia para a exposição social e fortalece a relação dos alunos com os professores e auxiliares, num ambiente mais descontraído.

 

4. Caracterização do Meio

 O Papião está localizado em S. Pedro do Estoril, numa zona privilegiada perto do mar e de fácil acesso aos principais serviços. Serve a população do concelho de Cascais e é maioritariamente frequentado por crianças provenientes das zonas residenciais envolventes.

 

5. Caracterização da Escola

5.1 História

O Colégio nasceu em Setembro de 1986 da motivação de duas pessoas que se juntaram para elaborar um projeto em que acreditavam, e cujo principal objetivo foi criar um espaço agradável, familiar e humanizado, em que se ministrasse um ensino exigente e de qualidade.

 Ao longo destes trinta e um anos a Diretora Pedagógica do Papião, Isabel M. M. de Abreu Faro Nunes, tem assegurado a efetividade de todos os princípios e valores em que sempre acreditou, reunindo um conjunto de profissionais competentes e empenhados.

 No ano letivo 2012/2013, o dinamismo e ambição de querer e fazer melhor pelas crianças e pela educação, levam o Papião a dar início ao Ensino Bilingue, Português/Inglês, de forma a preparar os seus alunos para o Mundo Global em que vivemos.

No decorrer do ano letivo 2015/2016 chega o grande momento ambicionado para o Colégio: inicia-se a obra de Ampliação e Reabilitação das infraestruturas, compatíveis com a qualidade do Projeto Educativo.

Em setembro de 2016 o Papião alarga a resposta educativa e inaugura a sala de Berçário, indo ao encontro das necessidades das famílias e fortalecendo a relação entre os alunos, os pais e a escola.

5.2 Edifício

Em setembro de 2016 o colégio passa a funcionar num edifício de 3 pisos, com salas amplas, largos corredores e elevador. A antiga moradia foi totalmente remodelada integrando-se na construção nova. No exterior mantém-se o edifício moderno com uma ampla sala de aula e wc.

Como o edifício tem muita exposição solar criaram-se espaços muito agradáveis e com muita luminosidade.

Espaços Interiores: 1 Sala de Berçário, 3 Salas de Creche, 3 Salas de Pré-escolar, 4 Salas de 1º Ciclo, Refeitório, Ginásios, Cozinha, 5 Sanitários para alunos, 3 Sanitários para adultos, Secretaria, Sala de professores, Sala de material, 2 Arrecadações, Gabinete da Diretora, Gabinete de Apoios Educativos e Gabinete da Diretora Técnica da Creche.

Espaços Exteriores: 1 Campo de Jogos com bancadas, 3 Recreios de pavimento flexível com equipamento de diversão adaptados à Creche, ao Pré-Escolar e ao 1º Ciclo, 3 Sanitários (1 do Pré-escolar e 2 do 1º Ciclo), 2 Arrumos, 2 “Casinhas de Bonecas”, 2 zonas de recreio em betão poroso para o Pré -Escolar e para o 1º Ciclo, 1 espaço de sombreamento na Creche, 1 espaço coberto no 1º Ciclo e 2 zonas de relva.

5.3 Transporte

O Papião tem uma carrinha de 9 lugares para garantir o transporte diário dos alunos casa-escola e escola-casa entre as localidades de Oeiras e Cascais e um autocarro próprio com lotação de 31 lugares, ar condicionado e cintos de segurança para assegurar a deslocação dos alunos às visitas de estudo, às atividades extracurriculares de natação e ténis e à praia nas colónias de verão.

5.4 Caracterização Humana

A Equipa do Colégio Papião é estável, empenhada e dinâmica, formada por profissionais competentes e docentes com habilitação própria para lecionar:

  • Diretora Pedagógica
  • Diretora técnica da Creche
  • Psicóloga (1): colaboração semanal - 2 vezes - na área da orientação e apoio psicopedagógico, prestando atendimento individual aos alunos
  • Corpo Docente:

       Curricular

- Educadoras de Infância (6)
- Professoras do 1º Ciclo (5)
- Professores de Educação Físico-Motora/Judo (2)
- Professor de Educação Musical (2)
- Professor de Educação Tecnológica (1)
- Professor de Inglês (2)

      Extracurricular

- Professora de Judo (1)
- Professora de Ballet (1)
- Professora de Dança Criativa/ Hip-Hop (1)
- Professora de Yoga (1)
- Professora de Oficina de Teatro (1)
- Professora de Informática (1)

  •  Corpo Não Docente:

Berçário/Creche
- Auxiliares de Ação Educativa (6)

Pré-Escolar
- Auxiliares de Ação Educativa (4)

1º Ciclo
- Auxiliares (1): vigilância dos recreios, refeitório e orientação das atividades extracurriculares

Geral
- Rececionista (2)
- Administrativas (1)
- Cozinheira (1)
- Motorista (1)
- Auxiliar de Apoio à Cozinha (2)
- Funcionárias da limpeza (3)

 

5.5 Mobiliário e Materiais Didáticos

A comunidade educativa do Colégio Papião preocupa-se em manter atualizado e em bom estado todo o material didático e o mobiliário escolar. A Direção garante que todos os espaços estão devidamente equipados e o material é avaliado e substituído anualmente ou sempre que se considere necessário.

5.6 FÉRIAS - Ocupação de Tempos Livres

O Papião encontra-se aberto todo o ano e encerra para férias na segunda quinzena de agosto.

Nos períodos de férias de Natal, de Páscoa e verão, os alunos podem permanecer na escola para atividades livres. 

No mês de julho, o Colégio proporciona aos alunos programas com atividades diversificadas e planificadas anualmente (praia, idas ao cinema, visitas a parques e museus, dança criativa, informática, “ciência viva”, ateliers, etc.).

5.7 Festas

Festa de Natal alunos da Creche (sala de 2 anos) e Pré-Escolar

Convívio de Natal – alunos do 1º Ciclo

Festa de Final de Ano Letivo:

  • Festa das Artes (Ballet e Teatro )
  • Festa de Encerramento do Ano Letivo – Arraial
  • Exposições Temáticas – Pré-Escolar/1º Ciclo

English Day – Creche (sala dos 2 Anos), Pré-Escolar e 1º Ciclo

Aulas Abertas de Ballet, Hip-Hop, Judo e Ginástica – Creche (sala dos 2 Anos), Pré-Escolar e 1º Ciclo

Festas da Catequese: meses de novembro e maio

 

6. Finalidades Educativas e Avaliação

6.1.Objetivos e Prioridades de Ação

- Contribuir para uma Educação de Qualidade

- Promover uma Escola Aberta a todos os agentes educativos

6.2 Plano de Ação

- Criar oportunidades em que a criança participe ativamente com e no meio envolvente

- Auto-Avaliação anual da escola

6.3 Avaliação do Projeto Educativo

O Projeto Educativo será revisto de três em três anos ou sempre que o processo de auto-avaliação anual da escola justifique alterações de melhoria.

 

S. Pedro do Estoril, setembro de 2018