PROJETO EDUCATIVO 

Anos Letivos 2019-2021


Índice

 

1. Introdução – Princípios Gerais


2. Valores e Objetivos de Escola

3. Opções Educativas

     3.1 Oferta Curricular

     3.2 Ensino Bilingue

     3.3 Educação Musical

     3.4 Judo

     3.5 Artes

     3.6 TIC e STEM

     3.7 Atividades de Convívio                                                                          


    

4. Caracterização do Meio

      

5. Caracterização da Escola

          5.1 História

           5.2 Edifício

           5.3 Transporte

           5.4 Caracterização Humana

           5.5 Mobiliário e Material Didático

 


 

 

6. Férias – Ocupação de tempos livres

  7. Relação com a Família/Comunidade e outras Entidades

             7.1 Família      

              7.2 Comunidade e outras entidades  

 8. Avaliação

 


  

 

1. Introdução – Princípios Gerais

 

O Colégio Papião desenvolve a sua atividade ao longo das diferentes etapas do processo de educação: Creche (Berçário, Salas de 1 e 2 Anos), Pré-Escolar (Salas de 3, 4 e 5 Anos) e 1º Ciclo do Ensino Básico, em regime de Paralelismo Pedagógico e segundo autorização do Ministério da Educação.

 

A prática educativa do Colégio está assente em princípios gerais que sustentam a sua identidade:

·       A Convenção Sobre os Direitos da Criança, segundo a qual a educação deve destinar-se a promover o desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicas, na medida das suas potencialidades;

·       A Lei de Bases do Sistema Educativo atribui à Escola o direito e o dever de definir o seu próprio Projeto Educativo, isto é, de estabelecer os princípios, os valores e as práticas educativas que pretende oferecer à sociedade;

·       O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento de referência para a organização do sistema educativo e que estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências para o desenvolvimento do currículo;

·       O Decreto - Lei nº 55/ 2018 de 6 de julho, normativo que estabelece o currículo do ensino básico e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens;

·       O Decreto -Lei nº 54/2018 de 6 de julho, normativo que identifica as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

 

2. Valores e Objetivos da Escola

 

O Colégio Papião promove valores e convicções que o distinguem enquanto referência na área da educação:

·       É uma escola familiar, preocupada com o desenvolvimento integral e harmonioso da criança;

·       É uma escola que, pelas características físicas e humanas e pelo entusiasmo contagiante da sua equipa, fomenta um ambiente alegre e civilizado;

·       É uma escola que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal de cada criança, à sua autoestima, confiança e motivação;

·       É uma escola que, pelas suas dimensões, permite o conhecimento de todas as crianças e procura assim acompanhar o seu desenvolvimento, incentivando a autonomia e independência dos seus alunos;

·       É uma escola que valoriza o desporto como fonte de saúde, disciplina, espírito de equipa e competitividade, que introduz a educação física e o judo no currículo a partir dos 3 anos.

·       É uma escola que tem como metas institucionais, ser uma escola de referência na educação bilingue, Português/Inglês, com um trabalho pedagógico de qualidade;

·       É uma escola que promove o acesso da criança às Artes, proporcionando a expressão de ideias, sentimentos e criatividade.

·       É uma escola que procura elevar as competências humanas e académicas de cada um dos seus alunos;

·       É uma escola que proporciona visitas, passeios e atividades exteriores, facultando um leque alargado de experiências gratificantes de aprendizagem;

·       É uma escola que pretende aliar educação e cultura, estimulando a curiosidade dos alunos pelo seu país e origens e também pelo mundo que os rodeia.

 

O Papião firma-se numa educação globalizante, uma educação para a diferença, e procura desenvolver uma cultura educativa de excelência, considerando a Língua Portuguesa como uma das prioridades na formação pessoal dos seus alunos.

 

O Projeto Educativo assenta na qualidade do ensino que ministra, dá prioridade a todas as áreas consideradas importantes no desenvolvimento global e harmonioso da criança, com profissionais especializados a lecionar as diferentes atividades.

 

O Colégio Papião dinamiza e garante diversas atividades extracurriculares, procurando desta forma apoiar as famílias na concretização dos objetivos específicos dos seus educandos: Natação, Ballet, Hip-Hop, Robótica Educacional, Judo, Futebol, Oficina de Teatro e Informática.

 

O Papião valoriza a dimensão Religiosa Católica proporcionando aulas de catequese.

 

Pautado pelo rigor, disciplina e dinamismo, no Colégio Papião educar é:

·       Desenvolver competências nas várias áreas do saber;

·       Fomentar o respeito pelo próprio e pelo próximo;

·       Formar e desenvolver pessoas livres, responsáveis, tolerantes e com sentido crítico;

·       Incentivar para a cidadania;

·       Promover a educação para a saúde e qualidade de vida;

·       Formar cidadãos justos, conscientes, respeitadores da diferença e capazes de interiorizar normas, regras e valores;

·       Promover a preservação da natureza e do meio ambiente, sensibilizando para a importância do equilíbrio ecológico;

·       Adotar e incentivar para o recurso às tecnologias de informação no processo de ensino aprendizagem.

 

Focados no nosso grande objetivo - Ensinar educando – acreditamos que o sucesso da nossa missão depende de um trabalho de equipa sólido e permanente, à qual proporcionamos formação regular, visando o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

 

Encontramos na família o nosso maior aliado, conscientes de que é a ela que cabe a primeira etapa de socialização da criança. É a família que transmite à criança as primeiras noções de bem e mal, de justiça e injustiça. É também à família que se atribuem os primeiros sentimentos no plano social, a simpatia, a confiança, o otimismo. É no seio familiar que se estabelecem os princípios fundamentais ao desenvolvimento da criança.

 

É o permanente diálogo escola/família, que permite sintonia de posições, evita desequilíbrios e garante a estabilidade da criança, essencial no seu processo de formação.

 

3. Opções Educativas

Como a nossa experiência comprova que a educação é um processo exigente, desafiante e criativo, a par da oferta curricular, a prática educativa no Colégio Papião promove o Ensino Bilingue, a prática de Judo, as TIC, o STEM e a Robótica juntamente com diversas Atividades Educativas Complementares e de Convívio.

 

3.1 Oferta Curricular

Pré-escolar (sala dos 3,4 e 5 anos)

O Papião segue as orientações curriculares definidas para o ensino pré-escolar e contempla as áreas da Formação Pessoal e Social; Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo.

 1º Ciclo

O Papião segue o Currículo do Ensino Básico Português, contempla as Aprendizagens Essenciais propostas pelo Ministério da Educação lecionando as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação Artística e Educação Física.  A componente de Cidadania e Desenvolvimento, o Apoio ao Estudo e as Tecnologias de Informação e Comunicação são áreas de integração curricular transversais.  

 

3.2 Ensino Bilingue

 

O ensino do Inglês integrado na rotina educativa da criança possibilita e amplia a interação social, a sensibilidade comunicativa, o pensamento criativo e a capacidade para aprender outras Línguas.

Creche (Sala dos 2 Anos)

Na Educação Infantil, o ensino da Língua Inglesa ocorre por imersão, na medida em que é utilizado de forma natural na comunicação e na transmissão de conteúdos académicos. Duas vezes por semana, uma professora que só fala Inglês, interage com o grupo no desenvolvimento das atividades – English Time (phonological awarness, listening, attention and oral skills).

 

Pré-Escolar (Salas dos 3, 4 e 5 Anos)

Tendo por base os objetivos definidos nas metas de aprendizagem do Pré-Escolar, o English Time está contemplado diariamente na programação das atividades curriculares. A exploração dos conteúdos e os materiais desenvolvidos (course book, literacy, art, music and story based lessons) são da responsabilidade de uma professora inglesa especializada, que acompanha os grupos de forma autónoma.

Este contacto direto é igualmente promovido nas atividades das expressões, nos recreios e no refeitório, pelo acompanhamento das crianças por uma auxiliar inglesa.

 

1º ciclo

As aulas de Inglês são diárias, lecionadas por professores especializados, com conteúdos programáticos específicos (course book: vocabulary, grammar, phonics, culture, literacy, science arts and crafts) e complementadas com materiais interativos. Os alunos têm disponível uma biblioteca (reading folder), organizada pela professora, com o objetivo de promover a leitura em inglês em colaboração com os pais. Estão ainda contempladas aulas de apoio semanais.

O Colégio prepara desde 2010 os seus alunos do 3º e 4º Ano para os Cambridge Young Learners English Tests, que lhes permite obter a Certificação Internacional do British Council.

Em 2015 o Papião estabeleceu com a Cambridge English School uma parceria inovadora ao nível do ensino particular do concelho de Cascais, que permite aos alunos realizar os testes Cambridge English: Young Learners (YLE) no colégio. A partir do ano letivo 2018/2019, os alunos do 3º ano realizarão o exame “ Starters “e os alunos do 4º ano o  “Movers”. Ambos os exames abrangem as 4 áreas de aptidão linguística: reading, writing, listening and speaking skills.

 

Nos recreios do almoço e nas férias, os alunos são acompanhados por auxiliares ou professoras inglesas.

 

3.3 Educação Musical

 

Creche (1 e 2 anos) e Pré-Escolar

 

Os alunos da Creche e do Pré-Escolar, têm semanalmente uma sessão com um professor especializado que com base em cantigas de roda, histórias cantadas e música em movimento, estimula diversas competências como as capacidades motoras, a linguagem, o treino auditivo e a sensibilização musical das crianças.

 

1º ciclo

 

A professora de música leciona os conteúdos definidos no programa curricular. A partir do 3º ano, os alunos aprendem a tocar flauta. O Coro do Papião é uma atividade de oferta complementar orientada pela professora de música.

 

3.4 Judo

 

O Judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a criança, influenciando os diferentes aspetos motores, cognitivos e afetivos. O Papião proporciona de forma sistemática e regular a prática do judo, o que contribui para o desenvolvimento físico dos seus alunos, para a aquisição consciente do seu corpo e das diferentes possibilidades de se expressar.

 

Integrado na oferta curricular do Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos) e do 1º Ano do 1º Ciclo, as aulas decorrem semanalmente, com a orientação de uma professora especializada.

 

3.5 Artes

 

Em 2017, o Papião incluiu no currículo do 1º Ciclo aulas de Arte. Estas aulas têm como objetivos incentivar práticas de aproximação à Arte, contribuir para o conhecimento cultural e artístico, criar oportunidades e ambientes de vivência criativa e de experiência estética e promover o contacto com a obra de arte e o seu criador. As aulas são semanais e orientadas pela professora titular em coadjuvação com a professora de Inglês.

 

3.6 TIC e STEM

 

As aulas de TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) são integradas no currículo dos alunos do 3º e 4º ano, através de uma aula semanal, onde se aborda o Microsoft Office ( Word, Excel e Power Point) e se desenvolvem as competências de utilização da internet em segurança.

No ano letivo 2019/2020 introduzimos, no grupo do 4º ano, as aulas de STEM (Science, Tecnology, Engeneer e Mathematics). O currículo das aulas de STEM desenvolve-se através de projetos que apresentam vários desafios aos alunos. Estes projetos envolvem conhecimentos de informática e de programação.

 

3.7 Atividades de Convívio

 

As Visitas de Estudo realizam-se a partir da Creche (Sala dos 2 Anos), com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem em diferentes contextos e de enriquecer os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do ano.

 

O Colégio realiza, uma vez por ano, um Passeio Anual com os alunos do 1º Ciclo       (2 dias - alunos do 1º, 2º e 3º ano ; 3 dias - alunos do 4º Ano), que promove a autonomia, fomenta a cooperação, favorece o espírito crítico, desafia para a exposição social e fortalece a relação dos alunos com os professores e auxiliares, num ambiente mais descontraído.

 

 

4. Caracterização do Meio

 

O Papião está localizado em S. Pedro do Estoril, numa zona privilegiada perto do mar e de fácil acesso aos principais serviços. Serve a população do concelho de Cascais e é maioritariamente frequentado por crianças provenientes das zonas residenciais envolventes.

 

5. Caracterização da Escola


5.1 História

 

O Colégio nasceu em Setembro de 1986 da motivação de duas pessoas que se juntaram para elaborar um projeto em que acreditavam, e cujo principal objetivo foi criar um espaço agradável, familiar e humanizado, em que se ministrasse um ensino exigente e de qualidade.

 

Ao longo destes trinta e três anos a Diretora Pedagógica do Papião, Isabel M. M. de Abreu Faro Nunes, tem assegurado a efetividade de todos os princípios e valores em que sempre acreditou, reunindo um conjunto de profissionais competentes e empenhados.

 

No ano letivo 2012/2013, o dinamismo e ambição de querer e fazer melhor pelas crianças e pela educação, levam o Papião a dar início ao Ensino Bilingue, Português/Inglês, de forma a preparar os seus alunos para o Mundo Global em que vivemos.

No decorrer do ano letivo 2015/2016 chega o grande momento ambicionado para o Colégio: inicia-se a obra de Ampliação e Reabilitação das infraestruturas, compatíveis com a qualidade do Projeto Educativo.

Em setembro de 2016 o Papião alarga a resposta educativa e inaugura a sala de Berçário, indo ao encontro das necessidades das famílias e fortalecendo a relação entre os alunos, os pais e a escola.

5.2 Edifício


Em setembro de 2016 o colégio passa a funcionar num edifício de 3 pisos, com salas amplas, largos corredores e elevador. A antiga moradia foi totalmente remodelada integrando-se na construção nova. No exterior mantém-se o edifício moderno com uma ampla sala de aula e wc.

Como o edifício tem muita exposição solar criaram-se espaços muito agradáveis e com muita luminosidade.

 

Espaços Interiores: 1 Sala de Berçário, 3 Salas de Creche, 3 Salas de Pré-escolar, 4 Salas de 1º Ciclo, Refeitório, Ginásios, Cozinha, 5 Sanitários para alunos, 3 Sanitários para adultos, Secretaria, Sala de professores, Sala de material, 2 Arrecadações, Gabinete da Diretora, Gabinete de Apoios Educativos e Gabinete da Diretora Técnica da Creche.

As salas de aula do 1º ciclo estão equipadas com quadros interativos.


Espaços Exteriores: 1 Campo de Jogos com bancadas, 3 Recreios de pavimento flexível com equipamento de diversão adaptados à Creche, ao Pré-Escolar e ao 1º Ciclo, 3 Sanitários (1 do Pré-escolar e 2 do 1º Ciclo), 2 Arrumos, 2 “Casinhas de Bonecas”, 2 zonas de recreio em betão poroso para o Pré -Escolar e para o 1º Ciclo, 1 espaço de sombreamento na Creche, 1 espaço coberto no 1º Ciclo e 2 zonas de relva.



5.3 Transporte

 

O Papião tem uma carrinha de 9 lugares para garantir o transporte diário dos alunos casa-escola e escola-casa entre as localidades de Oeiras e Cascais e um autocarro próprio com lotação de 31 lugares, ar condicionado e cintos de segurança para assegurar a deslocação dos alunos às visitas de estudo, às atividades extracurriculares de natação e ténis e à praia nas colónias de verão.



5.4 Caracterização Humana


A Equipa do Colégio Papião é estável, empenhada e dinâmica, formada por profissionais competentes e docentes com habilitação própria para lecionar:

·       Diretora Pedagógica

·       Diretora técnica da Creche

·       Psicóloga (1): colaboração semanal - 2 vezes - na área do apoio psicopedagógico, mediante um trabalho de apoio individual direto aos alunos e de uma intervenção indireta com os agentes educativos do colégio.

 

·       Corpo Docente:

       Curricular

-   Educadoras de Infância (6)

-   Professoras do 1º Ciclo (4)

-   Professores de Educação Físico-Motora/Judo (1)

-   Professor de Educação Musical (2)

-   Professor de Educação Tecnológica (1)

-   Professor de Inglês (2)

Extracurricular

-  Professora de Judo (1)

-  Professora de Ballet (1)

-  Professora de Dança Criativa/ Hip-Hop (1)

-  Professora de Oficina de Teatro (1)

-  Professora de Robótica (1)

 

Corpo Não Docente:

Creche

-   Auxiliares de Ação Educativa (5)

Pré-Escolar

-   Auxiliares de Ação Educativa (3)

1º Ciclo

-  Auxiliares (1): vigilância dos recreios, refeitório e orientação das atividades extracurriculares

-  Geral

-   Rececionista (2)

-   Administrativas (1)

-   Cozinheira (1)

-   Ajudante de Cozinha (1)

-   Motorista (1)

-   Auxiliar de Apoio ao refeitório e cozinha (1)

-   Funcionárias da limpeza (1)


5.5 Mobiliário e Materiais Didáticos

 

A comunidade educativa do Colégio Papião preocupa-se em manter atualizado e em bom estado todo o material didático e o mobiliário escolar. A Direção garante que todos os espaços estão devidamente equipados e o material é avaliado e substituído anualmente ou sempre que se considere necessário.

 

6. Férias - Ocupação de Tempos Livres

 

O Papião encontra-se aberto todo o ano e encerra para férias na segunda quinzena de agosto.

Nos períodos de férias de Natal, de Páscoa e verão, os alunos podem permanecer na escola para atividades livres. 

No mês de julho, o Colégio proporciona aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo programas com atividades diversificadas e planificadas anualmente (praia, visitas a parques e museus, dança criativa, informática, “ciência viva”, ateliers, etc.).


7. Relação com a Família/Comunidade e outras entidades

7.1 Família

 

O Colégio promove atividades que envolvem a participação das famílias na dinâmica da escola através de projetos; festas e aulas abertas:

 

Festa de Natal Pré-Escolar e 1º ciclo

Festa do Ballet – pré escolar e 1º ciclo em maio

Festa das Artes -  Coro e do Teatro – em junho

Festas Temáticas – Carnaval, Halloween,….

Projetos Temáticos – ao longo do ano.

English Day – Pré-Escolar e 1º Ciclo

Aulas Abertas de Ballet, Judo e Ginástica

Festas da Catequese: meses de novembro, maio e junho


7.2 Comunidade e outras entidades

 

O Colégio colabora com algumas entidades públicas e privadas locais: (Câmara Municipal de Cascais, Instituições de Solidariedade; outras Escolas; Lares; Polícia; Entidades Desportivas e de Proteção Ambiental…)

O colégio tem participado em projetos de âmbito solidário, de convívio, de desporto, de proteção da natureza; de segurança e de arte que visam proporcionar aos alunos oportunidades de valorização pessoal, de enriquecimento das aprendizagens curriculares e da educação para a cidadania.

 

8. Avaliação

 

Avaliação do Projeto Educativo

 

O Projeto Educativo será revisto de três em três anos ou sempre que o processo de auto avaliação anual da escola justifique alterações de melhoria.

 

S. Pedro do Estoril, Setembro de 2019