1. O Colégio Papião Funciona com:

2. O Colégio encontra-se aberto todo o ano, exceto:

3. Horário de Funcionamento

4. Prolongamentos

5. Alimentação

6. Uniformes

7. Saúde

8. Atividades Extracurriculares

9. Geral

10. Pagamentos

11. Modalidades de pagamento

12. Atrasos no Pagamento

13. Colégio aberto em Agosto

14. Normas Específicas da Creche e do Pré-Escolar

15. Normas específicas do 1º Ciclo

ANEXO ÀS NORMAS OPERATIVAS - UNIFORMES

 

1. O Colégio Papião Funciona com:

  • Creche (Berçário, 1 e 2 Anos)
  • Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos)
  • Ensino Básico - 1º Ciclo

 

2. O Colégio encontra-se aberto todo o ano, exceto:

  • Feriados Nacionais e Municipal (13 de junho)
  • Dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2018
  • 2ª e 3ª feira de Carnaval (4 e 5 de março de 2019)
  • 5ª feira Santa (18 de abril de 2019)
  • De 16 de agosto a 1 de setembro, para férias

 

3. Horário de Funcionamento

2ª a 6ª feira das 7.30h às 19.30h.

 

4. Prolongamentos

1º da Tarde: Pré-Escolar das 16.30 h às 18.00 h

                   1º Ciclo das 16.00 h às 18.00h (com estudo incluído das 16.40 h às 17.30h)

2º da Tarde: Pré-Escolar e 1º Ciclo das 18.00 h até às 19.30h

 

Os alunos da Creche não pagam prolongamento.

 

5. Alimentação

5.1 No ano letivo 2018/19 só podem trazer almoço de casa os alunos que já almoçavam no ano letivo de 2017/18.

5.2 Os alunos da creche e do pré-escolar que entraram no Papião a partir do ano letivo 2017/18 têm que almoçar do colégio, obrigatoriamente.

5.3 Os alunos que ainda trazem almoço e lanche de casa pagam mensalmente o serviço de refeitório, que não inclui aquecimento da refeição (recomendamos a opção de termos). 

5.4 As crianças que estiverem no Colégio na hora do lanche têm que lanchar.

 5.5 A marcação de eventuais almoços ou dietas é feita até às 10.00h da manhã.

 

6. Uniformes

6.1 O uniforme do Colégio é de uso obrigatório, conforme descrição em anexo.

6.2 Os alunos, durante a sua permanência no Colégio, em festas ou outras atividades ligadas ao mesmo, devem usar o uniforme. O uniforme deve ser apresentado diariamente, limpo e em ordem.

 

7. Saúde

7.1 Para se administrar qualquer medicamento é necessário que o Encarregado de Educação preencha diariamente o boletim específico. Os medicamentos só podem ser administrados nas horas do almoço e do lanche, e só em caso de extrema necessidade. 

7.2 Não são autorizados tratamentos de aerossóis no Colégio.

7.3 As crianças com parasitas só poderão frequentar o Colégio quando estiverem devidamente tratadas.

7.4 Em caso de acidente ou doença, o Colégio tomará imediatamente as providências que a situação requerer e dará, logo que possível, conhecimento da ocorrência à família.

 

8. Atividades Extracurriculares

Escola de Dança:

Ballet a partir dos 3 anos, Dança Criativa e Hip Hop a partir dos 7 anos – 1 ou 2x/semana

Natação (a partir dos 3 Anos) – 2x/semana

Judo (2º, 3º e 4º Ano) – 2x/semana

Futebol (dos 4 aos 7 anos) – 1x/semana

Yoga (a partir dos 3 anos) – 1x/semana

Teatro (1º Ciclo) – 1x/semana

Informática (a partir dos 4 anos) – 1x/semana

Mini-Ténis (a partir dos 5 anos) – 2x/semana

 

8.1 As atividades extracurriculares, para funcionarem, requerem um número mínimo de alunos, a definir pela direção.

8.2 Os alunos que pretendem frequentar as atividades extracurriculares têm que pagar a respetiva inscrição. O valor da inscrição é igual a uma mensalidade da atividade.

8.3 As atividades extracurriculares têm início na 3ª semana de setembro e terminam em junho. No mês de setembro é paga a inscrição e meia mensalidade da respetiva atividade.

8.4 As atividades extracurriculares só poderão ser suspensas por motivos de saúde e mediante a apresentação de um atestado médico.

8.5 O Colégio não permite a suspensão da frequência das atividades extracurriculares nas Férias de Natal, Carnaval e Páscoa.

8.6 Os alunos que frequentam a natação não podem levar consigo os cestos e as mochilas para os balneários.

8.7 O Colégio não se responsabiliza por qualquer furto ocorrido no Clube de Ténis ou nos balneários da Natação.

 

9. Geral

No ato da matrícula é obrigatório apresentar o boletim de vacinas atualizado.

Sempre que uma criança falte, tem que ser participada a razão da falta. Se a ausência exceder 3 dias será necessário apresentar atestado médico.

O aluno para alterar ou desistir de uma atividade extracurricular e da modalidade de transporte, terá que comunicar por escrito à secretaria do Colégio com a antecedência de 15 dias e o mês seguinte terá que ser pago.

Durante o tempo letivo, o corpo docente, os alunos e as auxiliares não poderão ser interrompidos para atenderem telefonemas ou contactarem com os Encarregados de Educação.

As mensagens urgentes recebidas via telefone serão anotadas na secretaria ou receção e transmitidas oportunamente aos interessados. Não serão permitidos telefonemas para os alunos e o uso do telemóvel é interdito no Colégio.

Os uniformes, as mochilas, as lancheiras, os equipamentos e os materiais necessários para as atividades devem estar devidamente identificadas com o nome e sobrenome do aluno.

Os alunos não devem trazer para o Colégio brinquedos caros, objetos valiosos de estimação ou adorno, pois embora procuremos exercer vigilância eficaz, não nos poderemos responsabilizar pelo seu extravio ou dano.

Os alunos estão seguros contra qualquer acidente que sofram no Colégio ou em transportes, passeios, visitas de estudo e tempos livres.

Os prejuízos causados pelos alunos no Colégio, em visitas de estudo ou em qualquer objeto que pertença aos seus colegas, serão reparados à sua conta, individual ou coletivamente, conforme os casos.

As visitas de estudo, os passeios e os programas de férias de julho (praia) são atividades letivas. Para estes dias o Colégio não oferece programas alternativos.

 

10. Pagamentos

10.1 No ato da inscrição, o Encarregado de Educação paga apenas o valor da matrícula. O seguro escolar será pago por todos os alunos da Creche, do Pré-Escolar e do 1º Ciclo com a primeira mensalidade do ano letivo.

10.2 As mensalidades de setembro, janeiro e abril serão acrescidas de uma verba de Material de Desgaste (material escolar) para o 1º Ciclo.

10.3 A mensalidade da Creche e do Pré-Escolar inclui o material escolar.

10.4 A saída de um aluno seja qual for o motivo, não dispensa os pagamentos em atraso, nem dá direito ao reembolso de qualquer pagamento já efetuado.

10.5 A matrícula é anual e não será devolvida em caso de desistência.

10.6 O preçário da escola é alterado a partir do mês de setembro de cada ano letivo.

10.7 A anuidade é dividida em:

       Creche - 12 mensalidades (setembro a agosto)

       Pré-Escolar - 11 mensalidades (setembro a julho)

       1º Ciclo - 10 mensalidades (setembro a Junho)

10.8 No mês de julho o Colégio proporciona aos alunos do 1º Ciclo um “Programa de Férias” que será apresentado no mês de maio ou junho. O programa será pago de acordo com a opção de frequência (quinzenal/mensal).

10.9 Para os alunos da Creche a mensalidade do mês de agosto será paga em 3 (três)

prestações nos meses de janeiro, fevereiro e março.

10.10 Os irmãos têm os seguintes descontos:

1. Nas mensalidades do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, o segundo irmão terá um desconto de 2% e o terceiro ou mais irmãos terão um desconto de 3%.

2. Na alimentação, o segundo ou mais irmãos terão um desconto de 5%.

3. No transporte, o segundo ou mais irmãos têm um desconto de 30% se o utilizarem em conjunto.

4. No Berçário não haverá desconto na mensalidade dos irmãos devido ao número reduzido de alunos na sala

 

11. Modalidades de pagamento

  1. Mensal - até ao dia 8 de cada mês;

  2. Três prestações (para a Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo) até aos dias 8 de setembro, 8 de janeiro e 8 de abril, respetivamente, beneficiando de um desconto de 1,5% nas mensalidades.

  3. Anual - até ao dia 30 de junho de 2017, com um desconto de 3 % nas mensalidades, e 2 % na alimentação (almoço, lanche) e nas atividades. O material, os livros e o seguro não têm descontos.

  1. Anuidade dividida por 12 meses- Pagamento das mensalidades + alimentação divido em 12 meses.

    1. Se um Encarregado de Educação atrasar por dois meses consecutivos o pagamento da escola, as mensalidades seguintes têm que ser pagas, obrigatoriamente, através de débito direto ao banco.

    2. Em caso de não cumprimento com os pagamentos mensais da escola, não se efetuará a renovação da matrícula para o ano letivo seguinte.

    3. As ausências nunca serão objeto de desconto, a não ser por motivo de doença prolongada e, nesse caso, apenas a partir do 16º dia útil consecutivo, e só no que respeita à alimentação (o aluno pagará 60% do valor da alimentação).

    4. As Férias de Natal, Carnaval e Páscoa não serão objeto de desconto em termos de mensalidades, atividades, alimentação, serviço de refeitório, prolongamentos e transporte.

    5. A partir das 19.30h será cobrada a importância de 6,00€, por cada 15 minutos de atraso.

  

12. Atrasos no Pagamento

  1. As mensalidades devem ser pagas até ao dia 8 do mês a que dizem respeito.

  2. Todas as mensalidades em atraso sofrem um acréscimo mensal, conforme abaixo indicado:

  3. Pagamento entre o dia 9 e 15 de cada mês: 10,00€/aluno

  4. Pagamento entre o dia 16 e 20 de cada mês: 20,00€/aluno

  5. Pagamento após o dia 21 de cada mês: 30,00€/aluno

  

13. Colégio aberto em Agosto

  1. O horário diário será das 8.00h às 18.00h.

  2. Terá que haver uma comunicação prévia de frequência neste mês (na secretaria), até meados de abril de cada ano letivo.

  3. Caso essa comunicação prévia não seja feita, o Colégio assumirá para efeitos de organização do pessoal que as férias da criança serão no mês de agosto.

  4. Não haverá transporte.

  5. O Colégio fornece alimentação, servindo diariamente o almoço e o lanche.

  6. O valor da mensalidade em agosto para os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo é fixo, quer frequentem uma semana ou duas. Para o ano letivo 2018/19 essa mensalidade será de 240,00€ (duzentos e quarenta euros).

  7. Quando solicitada a frequência em agosto, o Encarregado de Educação deve assumir o pagamento desse período, não havendo devolução dessa quantia ( 50% em abril e 50% em julho).

  8. A alimentação será cobrada na proporção dos dias frequentados.

 

14. Normas Específicas da Creche e do Pré-Escolar

  1. Atividades semanais incluídas na mensalidade com orientação de professores especializados:

    • Creche (2 Anos) - English Time (2x), Ed. Musical (1x) e Ed. Física (1x)
    • Pré-Escolar (3 Anos) - English Time (5x), Ed. Musical (1x), Ed. Física e Judo (2x)
    • Pré-Escolar (4 e 5 Anos) - English Time (5x), Ed. Musical (1x), Ed. Física e Judo (3x)
  2. As Normas de Funcionamento da Creche 2018/2019 estão descritas em documento próprio.

  3. Pré-Escolar:

Horário das atividades letivas: das 9.00h às 11.30h e das 14.00h às 16.30h.

  1. No Pré-Escolar os alunos são recebidos na sala de aula pelas educadoras a partir das 8.30h. Até às 9.00h as educadoras estão disponíveis para esclarecer qualquer questão colocada pelos pais;

  2. Após o início das atividades letivas, os alunos são recebidos na entrada pela assistente educativa que, posteriormente, os encaminhará para as respetivas salas;

 

15. Normas específicas do 1º Ciclo

  1. Atividades Letivas: das 8.45h às 12.30h e das 13.45h às 16.10h.

  2. Atividades semanais incluídas na mensalidade com orientação de profissionais especializados:

    • 1º Ano – Inglês (5x), Ed. Física e Judo (3x), Exp. Plástica (1X em Inglês) e Ed. Musical (1x)
    • 2º Ano – Inglês (5x), Ed. Física (2x), Exp. Plástica (1X em Inglês) e Ed. Musical (1x)
    • 3º e 4º Anos – Inglês (5x), Ed. Física (2x), Ed. Musical (1x), Exp. Plástica (1X em Inglês) e Ed. Tecnológica (1x)
    • Catequese – Opcional
  3. Sala de Estudo – Orientada por professora do 1º ciclo das 16.40 h às 17.30h, de 2ª a 5ª feira

  4. É obrigatória a presença de todos os alunos à hora da entrada para as aulas.

  5. Os alunos que habitualmente chegam atrasados, não podem interromper as atividades da turma.

  6. Pretende-se dos alunos, dentro e fora do Colégio, uma apresentação correta e uma conduta digna e exemplar.

 

O Colégio reserva-se o direito de alterar as normas operativas bem como a tabela de preços, em qualquer altura, se assim se justificar, providenciando aos Encarregados de Educação, a respetiva informação, com a possível brevidade.

As situações omissas nas presentes Normas Operativas serão resolvidas pela Direção do Colégio.

A matrícula no Colégio Papião implica, por parte dos Encarregados de Educação, o conhecimento e a aceitação das Normas Operativas e do Regulamento Interno em vigor.

 

 

S. Pedro do Estoril, 2 de janeiro de 2018

A Gerência 

Isabel de Abreu Faro

  

 

 
ANEXO ÀS NORMAS OPERATIVAS - UNIFORMES

Uniforme Feminino

Creche (2 Anos) e Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos)

1º Ciclo

INVERNO:

Saia-Vestido cinzento com o logotipo do Colégio

Polo (2 anos) – polos de manga comprida com logotipo

Camisa branca de manga comprida (sem botões no colarinho). Modelo clássico de uniforme do Colégio

Casaco azul escuro de lã, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros

INVERNO:

Saia de pregas cinzenta conforme modelo do Colégio

Camisa branca de manga comprida (sem botões no colarinho). Modelo clássico de uniforme do Colégio.

Pulôver azul escuro de lã com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros

VERÃO:

Vestido azul claro abotoado à frente com o logotipo do Colégio

Obs: O vestido de verão deverá ser usado nos meses de abril, maio, junho, setembro e outubro (ou conforme orientação da Direção)

Casaco azul escuro de malha, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão.

VERÃO:

Saia de pregas cinzenta conforme modelo do colégio ou vestido azul claro com o logotipo.

Polo piquet branco de manga curta com logotipo do Colégio para os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro (ou conforme orientação da Direção)

Pulôver azul escuro de malha com logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão, pelo tornozelo

EQUIPAMENTO DE ED. FÍSICA: calção branco, t-shirt branca com logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas brancas de ginástica.

Obs. No inverno, os alunos do 1º Ciclo têm que usar uma sweat-shirt azul escura com logotipo do Colégio

EQUIPAMENTO DE JUDO: Kimono com o logotipo do Colégio e respetivo cinto.

NATAÇÃO : fato de treino azul escuro com logotipo do Colégio (inverno) e o equipamento da respetiva atividade

Uniforme Masculino

Creche (2 Anos), Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos) e 1º Ciclo

INVERNO:

Calça ou calção pelo joelho cinzentos (com cinto azul escuro)

Camisa branca de manga comprida (sem botões no colarinho). Modelo clássico de uniforme do Colégio

ou Polo piquet (Creche) branco de manga comprida com o logotipo do Colégio.

Pullover azul escuro de lã com logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho

VERÃO:

Calça ou calção pelo joelho cinzentos (com cinto azul escuro)

Polo piquet branco de manga curta com logotipo do Colégio para os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro (conforme orientação da Direção)

Pulôver azul escuro de malha com logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão, pelo tornozelo

EQUIPAMENTO DE ED. FÍSICA: calção branco, t-shirt branca com logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas brancas de ginástica.

OBS: No inverno, os alunos do 1º Ciclo têm que usar uma sweat-shirt azul escura com logotipo do Colégio

NATAÇÃO (Pré-Escolar e 1º Ciclo): fato de treino azul escuro com logotipo do Colégio (inverno) e o equipamento da respetiva atividade

EQUIPAMENTO DE JUDO (Pré-Escolar e 1º Ciclo): Kimono com o logotipo do colégio e respetivo cinto.

OBSERVAÇÕES:

  1. Não é permitido os alunos do 1º Ciclo apresentarem-se no Colégio vestidos com o fato de treino.

  2. Aconselhamos os alunos do Pré-Escolar a trazer fato de treino nos dias de natação.

  3. Os uniformes devem ser adquiridos através do Colégio. Não aceitamos peças de uniforme compradas fora do Colégio para bordar o logótipo. O logotipo do Colégio está devidamente registado e não pode ser utilizado por terceiros sem autorização.