1. INTRODUÇÃO

As presentes normas de funcionamento, consistem numa versão reduzida do Regulamento Interno do Colégio Papião e expressam em termos oficiais, a relação da escola com as famílias e são do conhecimento de toda a Comunidade Educativa.

  1. NATUREZA E OBJETIVOS

O Externato Infantil o Papião, Lda,
designado por Colégio Papião
sede na Rua Conselheiro Fernando de Sousa, 117
em S. Pedro do Estoril
contribuinte nº 501491740
telefone nº 214681717
Site: www.papiao.pt

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Tem os seguintes ramos de ensino:

  • Creche (Berçário, Sala 1 Ano, Sala Mista (1/2 anos) e Sala dos 2 Anos )

  • Pré-Escolar (Salas dos 3, 4 e 5 Anos)

  • Ensino Básico - 1º Ciclo

 

O Colégio Papião tem como objetivo orientar e estimular o crescimento da criança dentro da visão “ é bom crescer” e “é bom aprender”.

Este objetivo pressupõe um trabalho de equipa por parte de todos os intervenientes da comunidade educativa.

 

  1. ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO

Direção do Colégio

A Direção é o orgão ordinário de gestão e de representação da escola.

A escola tem uma única Diretora por despacho de 13 de Novembro de 1990.

O Colégio Papião, como comunidade educativa organizada, tem o seu suporte em documentos que contêm as orientações gerais da ação educativa.

  • Projeto Educativo

  • Regulamento Interno

  • Normas Operativas

  • Plano Anual

  • Projeto Curricular de Turmas

 

Creche/Direção Técnica

A Creche está sob responsabilidade de uma Diretora Técnica.

A responsável por sala é a respetiva Educadora.

 

  1. FUNCIONAMENTO/HORÁRIO/CALENDÁRIO ESCOLAR

    O Colégio encontra-se aberto todo o ano, exceto:

  • Feriados Nacionais e Municipal (13 de junho)
  • Dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2018
  • 2ª e 3ª feira de Carnaval (4 e 5 de março de 2019)
  • 5ª feira Santa (18 de abril de 2019)
  • De 16 de agosto a 1 de setembro, para férias

 

    1. Horário de Funcionamento

De 2ª a 6ª feira das 7.30h às 19.30h.

As atividades letivas, realizam-se de acordo com o horário a determinar no ínicio de cada ano letivo.

O calendário escolar será afixado na receção e será entregue aos Pais/Encarregados de Educação, na primeira reunião do ano letivo a que respeita.

Os alunos da creche não pagam prolongamento.

 

    1. Salas de 1 Ano, Mista ( 1/ 2 Anos) e dos 2 Anos

  • Horário das atividades letivas: das 9.00h às 11.30h e das 14.00h às 17.00h.

  • A atividade de Educação Musical (1x/semana), orientada por um professor

especializado, está incluída na mensalidade das Salas Mista e dos 2 Anos.

  • A atividade de Educação Física (1x/semana), orientada por um professor especializado, está incluída na mensalidade da Sala Mista (1/2 anos) e da sala dos 2 Anos.

  • A atividade de Inglês (2x/semana), orientada por uma professora inglesa especializada, está incluída na mensalidade da Sala Mista(1/2 anos) e sala dos 2 Anos.

 

  1. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS/CONTACTOS COM A ESCOLA

    1. Os educadores recebem os Pais/Encarregados de Educação semanalmente, em dia definido no ínicio do ano letivo.

    2. Durante o tempo letivo, o corpo docente e as auxiliares não poderão ser interrompidos para atenderem telefonemas ou contactarem com os Encarregados de Educação.

    3. As mensagens urgentes recebidas via telefone serão reencaminhas para a Coordenadora da Creche.

  2. ALIMENTAÇÃO

    1. A alimentação é confecionada diariamente no Colégio, segundo as normas de HACCP (Hazard Analysis of Critical Control Points).

    2. As ementas estão afixadas na receção e disponíveis para consulta no site do Colégio (exceto para a Sala do Berçário, cuja ementa é definida de acordo com as indicações dos pais).

    3. Os alunos da creche que entram no Papião no ano letivo 2018/19 têm que almoçar do colégio.

    4. Em casos especiais, os alunos que trazem almoço e lanche de casa pagam mensalmente o serviço de refeitório, que não inclui aquecimento da refeição (recomendamos a opção de termos).

    5. A marcação de eventuais almoços ou dietas é feita até às 10.00h do prórpio dia.

    6. Nos dias de aniversário, o bolo trazido pelos pais para comemoração no colégio, terá que ser confecionado por uma entidade própria e certificada, respeitadora das linhas orientadoras para a alimentação saudável na escola (sem cremes ou outros produtos com um elevado teor calórico e sem ingredientes suscetíveis de provocar alergias).

 

 

  1. UNIFORMES

O uso do uniforme é obrigatório a partir da Sala Mista e da Sala dos 2 Anos.

Os alunos, durante a sua permanência no Colégio, em festas ou outras atividades ligadas ao mesmo, devem usar o uniforme. O uniforme deve ser apresentado diariamente, limpo e em ordem.

 

CRECHE – SALAS MISTA( 1/2 Anos) E DOS 2 ANOS

Uniforme Menina

Uniforme Menino

INVERNO:

Saia-Vestido cinzento com o logotipo do

Colégio

Camisa ou Polo branco de manga comprida

Casaco azul escuro de lã, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros

INVERNO

Calças ou Calções cinzentos pelo joelho (com cinto azul escuro)

Polo piquet branco de manga comprida, com o logotipo do Colégio

Pullover azul escuro de lã, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros.

VERÃO:

Vestido azul às ricas abotoado à frente com o logotipo do Colégio

Obs: Este vestido deverá ser usado em abril, maio, junho, setembro e outubro (conforme orientação dada pela Direção).

Casaco azul escuro de malha, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão pelo tornozelo

VERÃO:

Calções cinzentos pelo joelho (com cinto azul escuro)

Polo piquet branco de manga curta, com o logotipo do Colégio

Pullover azul escuro de malha com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão pelo tornozelo

 

Equipamento de Educação Física: Calção branco, t-shirt branca com o logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas brancas de ginástica.

 

  1. SAÚDE

    1. Em caso de doença, o Colégio assiste a criança, comunica com os pais e este deverão vir buscar o/a filho/a o mais breve possível. Desta forma, minimiza-se os contágios das doenças.

    2. Qualquer medicamento só poderá ser administrado com autorização dos pais.

    3. Para se administrar qualquer medicamento é necessário que o Encarregado de Educação preencha diariamente o boletim específico. Os medicamentos só podem ser administrados nas horas do almoço e do lanche e só em caso de extrema necessidade.

    4. Não são autorizados tratamentos de aerossóis no Colégio.

    5. Em caso de ausência por doença, superior a 5 dias, a criança só poderá frequentar o Colégio, fazendo-se acompanhar de comprovativo médico.

    6. As crianças com parasitas só poderão frequentar o Colégio quando estiverem devidamente tratadas.

 

  1. SEGURANÇA

Os alunos não devem trazer para o Colégio brinquedos de valor nem objetos de estimação ou adorno, pois embora procuremos exercer vigilância eficaz, não nos poderemos responsabilizar pelo seu extravio ou dano.

 

  1. ADMISSÃO/MATRÍCULAS

    1. Todas as crianças admitidas no Colégio, deverão entregar no ato da

matrícula:

  • O Boletim Individual de Saúde atualizado (vacinas);

  • Declaração médica atualizada, comprovativa da aptidão da criança para a frequência da Creche.

  • O Contrato de Prestação de Serviços assinado pelo Encarregado de Educação.

    1. Todos os anos os Encarregados de Educação deverão informar o Colégio se

desejam a renovação da matrícula dos seus filhos ou educandos para o ano

letivo seguinte. O pagamento desta matrícula é feito até abril de cada ano.

    1. O Colégio Papião sendo uma escola particular e tendo em vista objetivos

bem definidos, reserva-se o direito de não aceitar matrículas, bem como de

não as renovar, a alunos que, no entender da escola, não preencham os

ideais da escola.

 

  1. PAGAMENTOS/MODALIDADES DE PAGAMENTO

  1. No ato da inscrição, o Encarregado de Educação paga apenas o valor da matrícula.

  2. A mensalidade da Creche inclui o material escolar.

  3. Com a 1ª mensalidade do ano letivo o aluno paga o seguro escolar.

  4. A saída de um aluno seja qual for o motivo, não dispensa os pagamentos em atraso, nem dá direito ao reembolso de qualquer pagamento já efetuado.

  5. A matrícula é anual e não será devolvida em caso de desistência.

  6. O preçário do Colégio é alterado a partir do mês de setembro de cada ano letivo.

  7. A anuidade é dividida em 12 mensalidades (de setembro a agosto).

  8. No Berçário não haverá desconto na mensalidade dos irmãos devido ao número reduzido de alunos na sala .

  9. O valor da mensalidade referente ao mês de agosto será dividido em três partes iguais, pagas em janeiro, fevereio e março.

 

  1. COLÉGIO ABERTO EM AGOSTO

  • O horário diário será das 8.00h às 18.00h.

  • Terá que haver uma comunicação prévia de frequência neste mês (na secretaria) e até meados de abril de cada ano letivo.

  • Caso essa comunicação prévia não seja feita, o Colégio assumirá para efeitos de organização do pessoal que as férias da criança serão no mês de agosto.

  • Não haverá transporte.

  • O Colégio fornece alimentação, servindo diariamente o almoço e o lanche.

  • A alimentação será cobrada na proporção dos dias frequentados. O período mínimo de frequência a cobrar é de uma semana (¼ da mensalidade).

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

As situações omissas nas presentes Normas de Funcionamento serão resolvidas pela Direção.

 

S. Pedro do Estoril , 3 de setembro de 2018

A Gerência

 

Isabel de Abreu Faro